Contador

Professor defende acesso a música para alunos

Cefas Carvalho e Themis Lima

Para o professor de música Paulo Ritzel, nascido e morador de Parnamirim, música é mais que melodia. O conjunto harmonioso das notas, o ritmo dos instrumentos, o timbre das vozes: tudo isso vibra além das ondas invisíveis. “Música como componente curricular obrigatório”, afirma, orgulhoso do passo que tem dado. Traduzindo, a música é também educação. Tão importante quanto a matemática e a física, ela ajuda na formação mais ampla – e menos tecnicista – dos indivíduos.
Realizando trabalhos na área do ensino da música desde 1998, Paulo já desenvolveu muitos projetos que envolvem crianças e jovens e os direciona para a formação profissional, como o programa Meninarte Cidade. O Coral da Capo, um dos projetos de maior destaque no estado – e conta com convites para se apresentar fora dele –, seleciona e treina jovens interessados e afinados à música, prezando pela formação artística com comprometimento social.
A proposta é explorar não somente a música erudita, mas o valor da boa música popular. De “Lamento”, de Pixinguinha, a “Como uma onda”, de Lulu Santos, o coro tem a tarefa de cantar. “O ser humano tem fome de beleza. Quando a gente oferece um cardápio mais diferenciado, ele vai descobrindo outras coisas, o mundo vai se descortinando e ele não engole mais qualquer tipo de música”, diz.
O Meninarte Cidade entra em concerto toda segunda-feira do mês, no espetáculo quase homônimo: “Segunda a segunda”. A iniciativa é uma parceria da Fundação Parnamirim de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e acontece no auditório da Escola Municipal Augusto Severo. Nos palcos, os jovens levam, entre outros estilos, o canto livre, a música instrumental e regional para toda a comunidade.
O projeto mais recente encabeçado por Paulo é o Música Paramirins, que nasceu do Meninarte Cidade, aprovado pelo edital do Fundo de Infância e Adolescência (Fia), do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente. A idéia consiste na capacitação de 25 monitores para atuação nas escolas da rede pública, atendendo proativamente à lei 11769, que torna obrigatório o ensino da música no currículo escolar.

Foto: Andressa Vieira

2 comentários:

  1. Sou Guitarrista toco á 8 anos e gostaria de mostrar meu trabalho a paulo ritzel eu conheço o irmão dele SADI ZITZEL meu cunhado trabanha com ele
    eu gostaria muito de falar com PAULO vc tem algum contato?
    PS:Guilherme Evandro
    contato : 84 3272-1594, 9197-1363

    ResponderExcluir
  2. ele dava aula na escola imagodei

    ResponderExcluir