Contador

Medo da violência faz postos de gasolina fecham caixas eletrônicos

A onda de explosões a caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte tem reflexo direto na suspensão do serviço dos “cash”, em postos de gasolina na Re­gião Metropolitana de Natal. Alguns bancos decidiram paralisar suas atividades voltadas ao público. Em outros casos, são os próprios proprietários de postos de gasolina quem decidem não mais operar com caixas eletrônicos que, por medo, estão solicitando, junto aos bancos, a desativação do serviço em lojas de conveniências.
Em apenas 20 dias do mês de março, três terminais eletrônicos foram explodidos na Grande Natal, nos postos da Rui Barbosa, em Morro Branco, no shopping Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, e na conveniência do posto Shell, em Cidade Satélite, respectivamente.
Em um posto de gasolina da BR-101, funcioná­rios de uma loja de conveniência, que não quiseram se identificar, afirmam que o medo de assaltos e explosões fizeram com que o proprietário do comércio decidisse por fechar o cai­xa eletrônico, que há anos estava no local atendendo os clientes. No local, uma faixa informa: “Caixa ele­trônico desativado”.
Em Nova Parnamirim, o medo toma conta de funcionários das lojas de conveniência. “Ora, se os ladrões explodiram o caixa da Ayrton Senna, quando haviam clientes no bar ao lado, imaginem aqui onde à noite não há fluxo de pessoas”, comentou o gerente de um posto de gaso­lina.
Ele disse que o perigo torna-se maior em caso da explosão do caixa eletrônico atingir o posto de ga­solina. “Aí seria uma verdadeira tragédia, pois, com certeza, ocorreria uma explosão ainda maior. “É melhor perder no mo­vimento, do que a loja inteira. O banco não se res­ponsabiliza por danos nas lojas. Quem vai pagar o prejuízo”, indagou.
PROFISSIONAIS
Para a polícia, a explosão de caixas eletrônicos é ação de profissionais do crime. A forma como o crime é executado impressiona e mostra a ação de pessoas especializadas.
Os bandidos que participam desse tipo de roubo es­tão sempre fortemente armados e utilizaram dinamite para explodir os cai­xas e conseguir levar o dinheiro.
Na madrugada do dia 19 de março - uma sexta-feira - os bandidos explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil do shopping Ayrton Senna, em Nova Parnamirim.
Durante a ação, oito fun­cionários do bar, que limpavam o estabeleci­men­to para fechá-lo, fo­ram rendidos e trancados no banheiro.
Quando os bandidos par­tiram, os funcionários de um cachorro-quente, que fica na esquina, libertaram os reféns. Mora­dores de um condomínio que fica em frente ao shopping acionaram, então, a polícia.
Os bandidos não conseguiram levar dinheiro, po­is erraram o alvo: o cai­xa explodido só continha depósitos bancários. Todo o dinheiro estava em um caixa ao lado.
No local, até hoje os funcionários do bar lembram do ocorrido e dizem que “eles vão vol­tar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário