Contador

Assessoria de Micarla não diferencia “poderá sediar” de “sediará” e mostra força da manipulação de informações



Cefas Carvalho

Informação é ouro. Qualquer estudante de primeiro período de jornalismo ou publicidade sabe disso. Que o digam Goebbels e Duda Mendonça. Dito isto, este blogueiro se deteve em e-mail enviado pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Natal, com a seguinte manchete: Natal sediará jogos das oitavas de final da Copa do Mundo. Lendo o lead da matéria, percebe-se que a Fifa declarou que Natal “poderá sediar”, ou seja, está apta a sediar partidas das oitavas, não que seguramente sediará.
As oitavas de final são um passo além da primeira fase, a de grupos. A 1ª fase reunirá 32 seleções, cada uma jogando três jogos obrigatoriamente. Natal sediará com certeza dois ou três jogos.
As oitavas serão disputadas pelos 16 melhores seleções da 1ª fase e consistem de oito jogos. A Fifa não disse que Natal vai sediar um deles. Apenas que pode sediar. “pode” no sentido de “tem condições”.
Mas, na guerra da informação, como no amor, vale tudo. A campanha de Micarla para ser eleita mostrou isso.
Segue abaixo, a íntegra do release da assessoria da prefeita. As marcações em negrito, claro, são do blog.




Natal sediará jogos das oitavas de final da Copa do Mundo

O empenho de Natal em se tornar uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 já começou a dar resultados. A Fifa anunciou na manhã desta quarta-feira (09), em reunião exclusiva com a prefeita Micarla de Sousa e equipe do Governo do Estado no Rio de Janeiro, que a capital potiguar poderá sediar os jogos do campeonato até a fase das oitavas de final.

O anúncio foi feito pelo engenheiro de estádios da Fifa, Carlos De La Corte, depois de Prefeitura de Natal e Governo do Estado apresentarem os detalhes técnicos do projeto da Arena das Dunas, em reunião fechada que seguiu das 9h às 11h desta terça, no Hotel Windsor, Barra da Tijuca. Requisitos como rede hoteleira, cadeia turística e a própria estrutura do Estádio das Dunas fizeram com que De La Corte desse a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário