Contador

País abençoado

Marcus Aranha

Quinta feira que vem é feriado, Corpus Christi, mais um dia sem trabalhar neste país do Carnaval. No ano da graça de 2009 temos 12 feriados nacionais, onze deles caindo em dias úteis. A Federação das Indústrias do Estado do RJ diz que, por isso, vamos deixar de produzir 155 bilhões de reais neste ano.
Há quem diga que o Brasil é um país de pândegos e doidos. Já li num jornal uma notícia: “Trinta por cento da população tem distúrbios mentais”. Como disse o presidente Lula na inauguração de um programa de assistência a doentes mentais, “de médico e de louco todos nós temos um pouco”. Mas 30% é demais! São 54 milhões de amalucados! Pense na quantidade de vesânias que os terapeutas colocam nesse povo: ablutomania, batofobia, cacosmia, ciclofrenia, clastomania, urolagnia, discolismo, tricotilomania, ecomimia, sitiomania, graforreia, hormopatia e o cacete a quatro.
Na notícia que li havia depoimentos de balconistas de farmácia: “os médicos estão prescrevendo Lexotan para tudo; quando morre uma pessoa, o médico passa Lexotan pra todos os parentes do defunto, como solução para noites tranqüilas”. Um outro disse que, “o que leva as pessoas a tomar tranqüilizantes é o sistema sócio econômico”. Engraçado, nunca vi em bula de Lexotan: “indicado para o sistema sócio econômico brasileiro”. Um psicólogo entrevistado declarou que “muitas pessoas não sabem que têm algum tipo de transtorno mental”. Taí uma opinião abalizada: tem gente que é doido e não sabe.
A ladroeira e essa loucura que abundam por aqui, esculhambam o Brasil. O que tem de maluco por dinheiro, lelé da cuca, doido, varrido, passado o pano molhado e encerado, não está no gibi! Pirado por tudo quanto é canto, no Governo, nos Ministérios, no Senado, na Câmara e nas Assembléias. E nas Prefeituras? Em 5.561 municípios, os 30% de insanos somam 1.668 prefeitos sem juízo! (não confunda juízo perfeito com juízo de prefeito).
A piração geral deve ser a causa de tanto feriado no serviço público. Com exceção dos depressivos, todo louco é chegado à festa. Quando querem acalmar os doidos, botam eles pra dançar, fazer Carnaval. Veja o que já criaram de Carnaval fora de época: Micaroa (esse pifou), Carnatal, Micarande, Recifolia, Micareta, Micarecandango, Fortal e Precaju. Tem até Micaranhas, que não é a festa dos Aranhas não. É o Carnaval fora de época de São José de Piranhas.
Vejamos feriados do ano e os dias de folga que tem o brasileiro: 1º de janeiro, Reis, Carnaval, Cinzas, Paixão, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Assunção do Senhor, Espírito santo, Corpus Christi, São Pedro, Assunção de N. Senhora, Independência, N. S. Aparecida, Todos os Santos, Finados, Proclamação da República, Imaculada Conceição e Natal, quando todo mundo pára de trabalhar. Vinte dias, que com a segunda de Carnaval e o dia de São João, são 22. Somados aos 4 sábados e 4 domingos de um mês, fecham 30, e com mais um mês de férias no ano, 60 dias. Nos dez meses restantes há 43 sábados e 43 domingos, 86 dias sem trabalhar, que adicionados aos 60 que eu já contei, perfazem 146 dias de vagabundagem.
Os funcionários públicos são mais aquinhoados. Dia do Funcionário Público, jogo de Seleção de Basquete, Copa do Mundo, Olimpíadas, Dia de protesto nacional, paralisação de advertência, morte de político importante, tudo isso com ponto facultativo. Na brincadeira, os facultativos somam fácil, fácil, mais 34 dias de vida fácil. Some 30 dias de feriados, 30 de férias, 86 sábados e domingos e mais 34 pontos facultativos, temos 180 dias de folga, praia, festa, gandaia e loucura, meio ano sem trabalhar. Se não houver greve!
É ou não é o Brasil um país abençoado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário