Contador

Assembléia deverá ter grande renovação em 2010




Cefas Carvalho e José Pinto Jr.


A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte deverá passar por considerável renovação em 2010, quando será realizada eleição nacional e estadual. Se por um lado, alguns deputados estaduais saíram fragilizados do processo eleitoral de 5 de outubro passado, outros se fortaleceram e trabalham com fôlego de novatos para a batalha do próximo pleito.
Entre os possíveis candidatos a deputado com chances reais de obter cadeira na Assembléia podem despontar o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves, o ex-prefeito de Santa Cruz, Luis Antônio de Faria (Tomba), o ex-prefeito de Goianinha Rudson Lisboa (Dison) e George Soares, filho do ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares. Todos são ligados a municípios e têm peso eleitoral.
Na Câmara de Natal, que vêm sendo "trampolim" para a AL (vide as eleições para a Assembléia dos vereadores Paulinho Freire, Gilson Moura, Luiz Almir, Fernando Mineiro, Wober Junior, nas duas últimas eleições estaduais) nomes como os dos vereadores Hermano Morais, Ney Lopes Jr .e George Câmara saltam aos olhos para a análise de quem tem chances de migrar do Palácio Frei Miguelinho para o Centro de Natal.
Existem ainda os possíveis candidatos de Mossoró e Parnamirim. O grupo comandado pela prefeita Fafá Rosado deve tentar emplacar mais um nome além de Leonardo Nogueira. E o “rosalbismo” pode tentar eleger Ruth Ciarlini novamente para a Assembléia. Além disso, especula-se que o ex-deputado Francisco José poderia tentar voltar ao Legislativo.
MICARLA
Há ainda o fator Micarla. É de se esperar que, sem Paulo Davim, ela queira reforçar o PV e seu grupo na Assembléia. Poderia tentar eleger deputado o vereador Paulo Wagner ou ainda o marido, jornalista Miguel Weber. Ou ainda um auxiliar com vocação de sua extrema confiança. Contudo, nenhum nome salta aos olhos, mas o apoio da prefeita seria quase uma garantia de eleição.
Em Parnamirim, comenta-se que um vereador pode sair candidato a deputado (Sérgio Andrade e Gildásio Figueiredo já o tentaram) com apoio dos colegas vereadores e do prefeito Maurício Marques (caso Agnelo não seja candidato).
QUEM SAI
Como para alguém entrar, outro tem que sair, e são apenas 24 as vagas no Legislativo potiguar, não é difícil entender que os deputados estejam se movimentando: o presidente Robinson Faria, que teria reeleição certa, quer ser candidato a governador.
Poti Júnior e Raimundo Fernandes perderam as bases e podem tentar as prefeituras dos seus municípios em 2012, Paulo Davim afirmou que não deseja mais disputar mandato. Gilson Moura pode tentar novamente a Prefeitura de Parnamirim, e em caso de vitória, abriria mais uma vaga na Assembléia. Comenta-se que Lavoisier Maia também não disputaria mandato. Seriam seis deputados a menos para tentar cadeiras na AL, abrindo mais chances para os "novatos".
Assim, segundo alguns analistas políticos haverá renovação de pelo menos um terço na Assembéia Legislativa em 2010, o que daria ao legislativo uma nova cara.
É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário