Contador

Dia da Poesia da Funcarte terá ampla programação e homenagem a Nei Leandro e Volonté



Os dias 12, 13 e 14 de março serão especialmente poéticos. É que a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), comemorará no período o Dia Nacional da Poesia (14/03), homenageando este ano os poetas Nei Leandro de Castro e Volonté.
Foi pensando em abordar o estilo literário das mais diversas formas, desde palestras sobre o tema até performances poéticas e shows, que Cláudia Magalhães, organizadora do projeto e chefe do Núcleo de Documentação e Literatura da Capitania das Artes, decidiu elaborar uma programação que durasse três dias. Outra novidade das comemorações à poesia deste ano, segundo Cláudia, é que “a programação é totalmente voltada para os artistas locais” .
A homenagem ao Dia da Poesia começa na quinta-feira (12/03) na Biblioteca Esmeraldo Siqueira, na Funcarte, com oficina pedagógica a fim de estimular o interesse de estudantes de escolas públicas para a literatura poética. A mesma oficina acontece às 14h no Teatro Jesiel Figueiredo.
A poesia invade toda a sexta-feira (13/03), começando às 7h30 com Café Poético na Capitania das Artes, em que Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico fazem sarau com poemas de Zé Saldanha e Paulo Dumaresq. Haverá ainda o lançamento do edital dos concursos Othoniel Menezes e Câmara Cascudo, Plínio Sanderson homenageando os poetas Nei Leandro de Castro e Volonté, show de cordel, projeto “Feijão e Poesia” no SESC e distribuição de poesias nos ônibus da cidade. No Auditório da Funcarte, será realizada uma mesa redonda sobre “Os Novos Caminhos da Poesia Potiguar”, com a participação de poetas potiguares renomados como Nei Leandro de Castro, Eduardo Alexandre, Jânia de Souza, Iara Carvalho, Plínio Sanderson e Lívio Oliveira como mediador.
A programação segue das 16h às 21h no largo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, onde serão realizadas performances do grupo Tropa Trupe, exposição da galeria do povo (Eduardo Alexandre), participação de grafiteiros, skatistas, bikes e shows com Mirabô Dantas, Poetas Elétricos, Carcará na Viagem (hip-hop), cordelista Amâncio Sobrinho, Agregados Família do Rap e uma apresentação em que o hip hop interage de improviso com o cordel. Os atores Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico recitam textos e poesias de Eduardo Gosson, Mário César Rasec e Valério Mesquita.
Das 22h30 às 23h é a vez do Bardallos Comida e Arte, na Cidade Alta, ser o ponto de encontro poético. O show com o poeta e músico curraisnovense Wescley Gama será seguido de recitais de poesia feitos pelos grupos “Arrastão da Poesia”, “Casarão de Poesia”, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), além de outros poetas presentes. A noite acaba com uma grande panela de sopa, ou melhor, com um “Sopão das Letras” oferecido aos poetas e artistas.
Embora a data oficial do Dia Nacional da Poesia seja num sábado (14/03), o dia não poderia passar em branco para a Capitania das Artes. Às 14h, o grupo “Arrastão da Poesia” da Zona Norte (contadores de estórias “Era uma Vez”) sai para percorrer os principais pontos da região. Já os poetas e artistas da Zona Sul saem de forma inusitada da Funcarte, num ônibus com a faixa: “A Poesia é a Minha Praia”, percorrendo os principais pontos da cidade até Ponta Negra. Chegando na praia, a brisa do mar soprará a poesia recitada por Plínio Sanderson e embalará as performances do Grupo Tropa Trupe. A programação encerra com shows de Zé Martins e poetas da SPVA, Isaque Galvão e Igor Dantas cantando de Cartola a Romildo Soares, e muito hip hop com as bandas Estratégia e Priguissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário