Contador

Dia do Grafite será comemorado em Natal nesta sexta dia 27



O dia 27 de março, Dia Nacional do Grafite, será comemorado em Natal (RN) com uma mostra de trabalhos gráficos e painéis grafitados na Praça Kennedy, a partir das 16h. A intervenção contará com performances de três grafiteiros potiguares, além de exposição de artes e apresentação de artistas voluntários.
O objetivo dessa intervenção é dar visibilidade e reconhecimento para essa importante forma de arte urbana, que a cada dia ganha mais espaço nas grandes metrópoles. Através do graffiti, diversas entidades realizam trabalhos sociais em comunidades carentes, a exemplo da CUFA-RN (Central Única das Favelas), organizadora deste evento.
O Dia do Graffiti foi instituído pela Lei 13.903/2004, no Estado de São Paulo. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Alex Vallauri, em 1987, pioneiro do grafite no Brasil. Outros Estados, assim como Natal, comemoram esse dia com mutirões de graffitagem e exposições.
Alex Vallauri é uma grande referência da cultura do graffiti no Brasil, tanto para artistas que, como ele, já pintavam nas ruas nos anos 70 - a exemplo de Celso Gitahy, que fala da importância de Vallauri em seu livro O que é Graffiti -, quanto para os jovens grafiteiros de hoje.
Tornou-se conhecido por ter realizado, na cidade São Paulo, várias intervenções artísticas com a técnica do molde vasado (stencil), herdada do movimento Pop Art,

Com a morte de Vallauri em 26 de março de 1987, no dia seguinte seus amigos grafitaram o túnel da Avenida Paulista em sua memória. O fato repercutiu entre os artistas de outros estados e acabou por instituir o 27 de março como data oficial de homenagem ao Graffiti no Brasil. Após 21 anos de sua morte, na próxima quinta-feira, os amantes do graffiti deixarão suas marcas para perpetuar a arte urbana e relembrar a importante contribuição de Vallauri para a linguagem que ganhou o mundo.

Serviço
Evento: Dia Nacional do Graffiti
Data: Sexta - 27 de Março
Local: Praça Kennedy (esquina da Av. Rio Branco c/ Rua João Pessoa)
Horário: A partir das 16h
Atração: Exposição e pintura de grafites

Nenhum comentário:

Postar um comentário