Contador

RN pode sediar campeonato mundial de kite-surf

Os seguidores e admiradores do kitesurf no Rio Grande do Norte terão a oportunidade de assistir a apresentação dos 30 melhores atletas do mundo na primeira etapa do "Open Brasil de Kitesurf", que deve acontecer em agosto, em Barra de Cunhaú, em Canguaretama.
O diretor-presidente do grupo Gest(Global Entreniment Sport e Tourism), Erich Steffen, responsável pela realização dos maiores campeonatos do esporte, como o "Kiteracing Brasil" esteve com o presidente da Emprotur - Empresa Potiguar de Promoção Turística, Armando José, para acertar os últimos detalhes do evento.
"O campeonato mundial de kitesurf já foi realizado no Piauí e no Ceará, e duas etapas do mundial, em 2007 e 2008, foram realizadas em Portimão, em Portugal. Dessa vez, estamos incluindo o RN no circuito", afirmou Erich.
Para Armando, o trabalho de atrair a realização desse evento para o Rio Grande do Norte é muito importante, pois colocará o Estado na mídia internacional. "O mundial terá cobertura total da TV Bandeirantes, além de todos os outros veículos especializados no esporte. Estamos trabalhando para viabilizar o apoio do Governo e de outros parceiros para esse evento", esclarece.
A praia de Barra de Cunhaú, já é mundialmente conhecida pelos praticantes de kitesurf.
O Blue Dream Resort, localizado na praia, já conta até com uma escola de kite, comandada pelo austríaco Roman Eder. No ano passado, 82 esportistas de todo o país, além de atletas internacionais, participaram do "Dreamkite", campeonato promovido pela escola.
O kitesurf combina as técnicas do surf, windsurf e wakeboarding. É um esporte de alto impacto visual, sendo o que mais cresce no mundo em número de praticantes. Com a ajuda dos ventos os atletas chegam a 80km/h e até 30m de altura. O litoral brasileiro é a área mais procurada e elogiada do mundo para essa prática.

3 comentários:

  1. fiquei muito feliz por saber que nossa linda praia vai sediar este evento começando hoje indo até o fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Campeonato Mundial de esporte de surf: Reichman (Hawaí),com firmeza,segue rumo ao primeiro título da liga internacional na cidade de Dakhla no sul do Marrocos


    Do enviado da Agencia da imprensa (Tawfiq Solaji) a Dakhla, onte quinta feira dia 30 de setembro 2009, foi informando que o atleta, Jesse Richman de (Hawaí), conseguiu um passo importante rumo ao primeiro título da liga internacional na cidade de Dakhla sul do Marrocos pelo esporte de Surf, com as suportes asas, tratando de uma das etapas mais importantes do Campeonato Mundial. Foi nas primeiras provas de corrida de velocidade de dois dias que ele tinha ficado no primeiro lugar.

    O atleta Richman, (campeão do mundo em 2008), lançou a sua participação neste campeonato, vencendo a corrida livre, tendo ficado na primeira classificação da última competição do ano com um total das provas por um placar de 3,5 frente do francês, Bruno Sroka com 8,7, seguido em terceiro lugar do polonês, Ocaz Seiran, com 17 pontos) .

    Com relação as mulheres, a norueguesa, Kari Cibivak, terminou os dois dias de competição em primeiro lugar, depois de receber uma pontuação de 3,5 frente as espanholas, Gisela Pulido Gissela, ( com 11 pontos) e Nouriya Coma (com 13 pontos).

    Informando que a pontuação na corrida do sprint ou de velocidade se faz com base nos pontos conseguidos ou adquiridos durante as voltas que são de (oito voltas), e o vencedor será aquele que comete o menor número de erros técnicos.

    O senhor, Alrossavi Rashid, membro do Comitê Técnico da Liga, considerou que a competição foi muito interessante, especialmente com a participação do atual campeão (Jesse Richman), que aumentou o ritmo da competição entre os três principais atletas internacionais em do nível da competição e do alto nível dos competidores que buscam manter e preservar a sua posição no final da competição.

    Por outro lado, ele tem dito para a agencia de notícias ( Magrebe Árabe) que a falta do vento no último dia não alterou o ritmo mas logo pela tarde começou a ventar de forma gradual até alcançar uma velocidade máxima entre 13 e 15 adequada para que as atletas voltarem a competir.

    E com relação a participação marroquina neste evento esportivo, o senhor Alrossavi, tem dito que os competidores nacionais não conseguiram competir nas corridas de velocidade que traduz a falta e ausência de capacidade nesta categoria esportiva e porque ela exige também meios e equipamentos, bem como necessitam altos recursos, contrário aquilo que se utiliza nas competições e eventos livres contra as ondas.

    Lembrando que o programa pela oitava rodada da Copa do Mundo oferece competições que incluem corrida livre, a velocidade e surf através das ondas. Além disso há corrida que depende de salto com respeito ao horário específico de cada atividade esportiva. E por fim a soma dos pontos obtidos em pontos em todas as competição com vista a determinar o campeão.

    As competições vão continuar pelo campeonato internacional de Dakhla pelo esporte de Surf com suporte de asas, na quinta-feira, trata de uma competição contra as ondas, no sitio de Labouyer situado ( sobre na frente da península no Atlântico
    Lahcen EL MOutaq

    ResponderExcluir
  3. Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação: se a Argélia tiver a vontade política teria chegado a uma solução política da questão do Sahara ocidental
    O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Taib Fassi Fahri, tem dito que se houver vontade política por parte da Argélia, teria possível chegar a uma solução política necessária para a questão do Saara marroquino.

    O senhor minstro, Fassi Fihri, tem dito na margem de uma entrevista junto ao diário do "Oriente Médio", publicada na quarta-feira, que "O discurso do Real pela ocasião da comemoração da Marcha verde deixou bem claro que a iniciativa marroquina tem criado uma dinâmica de negociações, ela continua existindo e nos estamos preparados para negociar esta proposta marroquina. Mas se houver uma vontade política da outra parte teria chegando a uma solução política necessária e conforme a comunidade internacional, e de acordo com uma solução de compromisso e de negociação. "
    Ele tem acrescenado que esta solução requer o envolvimento de todas as partes com espírito de realismo e de compromisso, como foi estabelecido na recente decisão do Conselho de Segurança, lamentando por não ter a suficiente vontade com outras partes.
    O Ministro disse ainda que as outras partes recorreram a algumas práticas conhecidas por todos, as quais visam prejudicar os esforços do Marrocos, tratando da exploração dos recursos naturais do Sul pelo Estado, bem como em relação ás violações de direitos humanos, sublinhando, neste contexto, que Marrocos não precisa de lições de ninguém nessa área.
    Quanto a algumas pessoas " aqueles que colaboram com outra partes em prol de seus interesses", o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação precisou que esta relação não pode ser tolerado ou aceito pela lei e pelo povo marroquino, acrescentando que a justiça marroquina vai dizer a sua palavra face à traição dessas pessoas que sentaram-se com outras partes inimigas da pátria.
    Quanto as relações marrocos- argelinas, o Senhor Fassi Fahri, lamentou a falta do progresso nas relações, acrescentando que o Marrocos lamenta esta situação estaganada que não registrou avanços, face as aspirações do povo da região do Magrebe em termos de amelioração, e diante daquilo que os dos povos marroquinos e argelinos desejam em termos de ação conjunta e sua importância.
    Ele disse: "Infelizmente não recebimos nenhum sinal de nossos irmãos e vizinhos da Argélia no sentido de estudar o processo de normalização das relações ou estabelecer o diálogo com vista à abertura da fronteira terrestre entre os dois países".
    Por outro lado, no que diz respeito à posição do Marrocos na infiltração de alguns grupos extrimestas e rebeldes nas fronteiras da Arábia Saudita, o Sr. Fassi Fahri renovou a solidariedade de Marrocos com a integridade territorial da Arábia Saudita, condenando todas as tentativas que visam prejudicar a paz e a tranqüilidade, qual seja for a razão, somos contra aqueles que estão trás destas perturbações.
    O Ministro considera que a região é muito sensível, aclariando que a segurança e a estabilidade do Golfo persico, para o Marrocos, são uma questão de prioridade.
    Além disso, o Senhor Taieb Fassi Fahri disse que a normalização e as trocas diplomáticas com Israel não forma expostas, nas circunstâncias actuais, sublinhando que Marrocos está envolvido na iniciativa árabe de paz, e, portanto, não pode deixar de incentivar as partes a avançar no processo de paz.
    Lahcen EL MOUTAQI
    l.elmoutaqi@gmail.com

    ResponderExcluir