Contador

Ney Lopes: "Não apenas a candidatura de Rosalba é um fato consumado, como ela é quem tem mais chances de ganhar seja quem for o adversário"


O ex-deputado federal e advogado Ney Lopes foi o entrevistado do “No Alpendre do PN”, do jornal Potiguar Notícias na semana passada. Confira a entrevista concedida aos jornalistas Cefas Carvalho, Pinto Júnior e Roberto Lucena:
Cefas Carvalho: O senhor confirma que será candidato em 2010?
Eu confirmo que não deixarei a política. Ficarei no processo eleitoral vinculado ao meu partido, o DEM. Se sou candidato a isto ou aquilo, ainda não está definido, qualquer hipótese é uma hipótese, mas não deixarei a política. Em última análise, serei um eleitor a favor dos candidatos do meu sistema político. Se houver alguma convocação ou viabilidade, estudarei, desde que isso não venha prejudicar a coligação que está em formação.
Roberto Lucena: Mas já houve alguma conversa dentro do DEM para saber qual será a estratégica?
O que ocorre, e é público e notório, é uma grande incógnita com relação às coligações em 2010. Se a gente fosse analisar, teríamos cinco, seis ou dez hipóteses. Há sinais de que, por exemplo, o DEM se coligue com o PMDB; há sinais de que o PMDB não quer se coligar com o DEM por sua fidelidade à Lula. Hoje o PMDB é mais lulista do que os petistas. A gente vai ter uma visão mais clara depois do carnaval.
CC: Independente do que aconteça, a candidatura de Rosalba ao Governo do Estado é um fato consumado?
Não é apenas um fato consumado. O candidato a governador que mais tem chance de ganhar, qualquer que seja a coligação, é Rosalba Ciarlini. Hoje ela tem uma situação de segurança eleitoral muito grande. Quem ganha esmagadoramente em Mossoró, quem tem mais de 70% da zona Oeste e tem todas as condições de ganhar em Natal, porque já ganhou para o Senado, só perde se mandarem chamar Malba Tahan (escritor e matemático) para fazer uma nova aritmética. Se não vier Malba Tahan, ela ganha e ganha bem. A vitória de Rosalba será maior se tentarem o isolamento dela e do senador José Agripino. Aí é que o protesto popular será maciço. E se isso ocorrer, será muito bom, porque ela vai se eleger sem compromissos. Quanto menos compromisso com partidos, candidatos, melhor. O compromisso é com o povo do RN para fazer um governo moderno, ágil e tirando do poder quem vive dele há mais de vinte anos, pulando de um governo para o outro. Esses deveriam ser oposição durante os quatro anos. Se ela chegar ao governo sem precisar fazer alianças de compromissos que a gente já conhece, terá mais liberdade de governar.
PJ: Dizem que a melhor vitória é aquela cujo derrotado foi um grande lutador. Nesse aspecto, dos nomes postos, qual deles seria o melhor para desafiar Rosalba?
Permita-me não fazer essa análise porque eu iria meter o bedelho na casa dos outros partidos. Tem vários nomes que se apresentam como candidatos, apresentam cacifes. Geralmente o maior cacife é ser dono de partido. No RN, partido virou uma propriedade privada. Só falta declarar no imposto de renda. Voto a maioria não tem, mas é dono de partido. Rosalba já tem o DEM, terá o PSDB, quem quiser vir, vem. Já é um bom tempo de televisão. Deixa esses partidos para lá e vamos para as ruas. Ganha e ganha bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário